Porque os Gatos Ronronam?



Ronrom:  O ronrom, ronrono, ou ronronar, é o ruído contínuo produzido pelos felinos e que faz parte de sua comunicação. O gato ronrona em uma faixa de frequência entre os 22,4 e 30,2 hertz. Diferentemente do miado, o ronronar produz um som de timbre grave, audível apenas a curtas distâncias.

Normalmente, o “barulho de motorzinho” como é conhecido popularmente está relacionado a momentos de prazer ou situações que os deixam confortáveis. Quando o gatinho repousa em seu colo e começa a ronronar, ele está demonstrando o quão feliz está e o quanto ele ama você.

E o ronronar pode ser um benefício não só para os gatos. Fazer carinho em um gato é visto como uma forma de alívio de estresse, ter um gato pode reduzir o risco de infarto ou doenças cardíacas em até um terço. O ronronar tem um grande benefício para humanos, além dos benefícios fisiológicos, sempre respondemos aos efeitos psicológicos do ronronar. Ele nos acalma e nos agrada, como assistir às ondas do mar na praia. Respondemos ao ronronar de um gato como um estímulo acalmante e pode até haver gatos com uma propensão genética maior ao ronronar.

 

Porém, nem sempre o ronrom dos gatinhos significa felicidade, em alguns casos, os gatos usam este comportamento para aliviar desconfortos camuflam dores e doenças, pois não gostam de se mostrar vulneráveis. Por isso, se notar um comportamento anormal e um ronronar aparentemente sem motivos, vale levá-lo a um médico veterinário.


Comentários

Postagens mais visitadas